AUTOESTIMA: Ou você tem ou simplesmente não tem!

Você deve estar achando o título dessa postagem muito estranho, afinal você tem ouvido por ai que a pessoa pode ter baixa autoestima, mas dizer que alguém não tem autoestima parece bem radical não é mesmo?  Entendo essa estranheza, para evitar enxergar o que realmente estamos passando colocamos eufemismos, amenidades. Para que isso? Para continuar vivendo em círculos sem chegar a lugar algum, permanecendo nessa zona que chamamos de conforto?
Prefiro colocar as coisas de forma clara e objetiva, pois se você está aqui nessa página lendo esse texto é porque quer dar um passo a mais, olhar além, ir além. Sendo assim me responda:
Você tem ou não tem auto estima?
Auto estima é a capacidade de respeitar e aceitar quem somos com amor. É como se fosse o "sistema imunológico" da consciência.
Se uma pessoa não tem autoestima, independente das outras qualidades, se sentirá inadequada para enfrentar os desafios da vida e isso gera um senso básico de falta de respeito por si mesma, que leva a sua autodesvalorização, a  não se sentir merecedora do amor e respeito dos outros. Sentindo-se assim, essa pessoa acha que não tem direito à felicidade, o que também a deixa com medo de expor as suas idéias, vontades e necessidades, desta forma seu bem-estar está totalmente comprometido.
O que posso fazer para ter autoestima?
Se conheça melhor, saiba quem você é de verdade, seus desejos, suas necessidades, suas qualidades e defeitos. Entenda seus potenciais, suas virtudes, seus limites e possibilidades.
Iniciar esse processo de autoconhecimento é uma maravilhosa aventura por nosso mundo interior.   Aumentamos a nossa autoconsciência e isso nos leva a possuir a autoestima, algo fundamental para uma vida de qualidade. Sem autoestima ficamos neuróticos, com dificuldades de convivência porque não nos sentimos a vontade com os outros e com nossa própria vida.
A autoestima não é inata, é consequência de uma série de fatores e vivências, mas podemos adquiri-la se aprendermos a entender quem somos, quais os nossos talentos e qual a nossa missão nessa existência. 
Atenção! Não confunda autoestima com orgulho, presunção arrogância. Autoestima nada mais é que ter amor por você mesmo, é sentir-se satisfeito, completo, em paz.  Quem tem auto estima está de bem com a vida e tem comportamentos equilibrados, confia na sua capacidade de pensar e achar saídas para os desafios da vida, pode até ser arrasada por seus problemas, mas rapidamente se recuperam. 
Vamos lá? O que você pode fazer por você mesmo hoje?
Que energia espaço e consciência você pode ser para criar uma realidade onde você possa dar o primeiro passo no seu processo de autoconhecimento?
Quantos julgamentos você está criando que te impedem de se ver, conhecer, perceber e se amar?

Esse texto foi uma contribuição para você? Escreva nos comentários. Sua opinião é muito importante para mim. Você também pode sugerir temas para nossas postagens.  Gratidão!

Elizangela Matos
Terapeuta de Barras de Access e MTVSS
Facilitadora de Cursos de Barras de Access
Consultora Educacional 
Auriculoterapeuta


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barras de Access X Dificuldades de Aprendizagem

A quem isso pertence?

Escolhas criam possibilidades!